Notícias

Autoridades inspecionam seis navios atracados no Porto de Santos

Fonte: A Tribuna On-line
 
Ação faz parte de uma operação que visa impedir crimes como o tráfico de drogas e a poluição no cais santista
 
 
Autoridades do Porto de Santos vão concluir, nesta quinta-feira (29), uma fiscalização conjunta com o objetivo de evitar crimes no mar. Nesta terça (27), seis navios atracados foram vistoriados no cais santista, assim como sete outras embarcações que trafegavam pelo canal de navegação. O encerramento da ação, que faz parte da Operação Descarte, será na sexta-feira (30).
 
Os trabalhos têm como foco o combate a crimes transfronteiriços, que incluem o tráfico de drogas, além de coibir Infrações ambientais, como descarte de poluentes através da limpeza de porões de embarcações. Por fim, as equipes apuraram se há flagrante de pesca ilegal ou de invasão do raio de plataformas de petróleo.
 
A investigação envolve a Marinha do Brasil, através do Grupamento de Patrulha Naval Sul Sudeste (GPNSS), o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal, além da Polícia Militar Ambiental, da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
 
A operação começou na madrugada desta terça-feira (27) e ações semelhantes serão realizadas nesta semana. Durante todo o dia, cinco embarcações, entre elas, a Barracuda, da Marinha do Brasil, foram destacados para as fiscalizações. Além dos seis cargueiros, sete embarcações pesqueiras foram inspecionadas pelas autoridades.
 
O mau tempo forçou ajustes no cronograma das equipes. A previsão era de que os grupos se deslocassem para a área de fundeio do Porto de Santos logo no início da manhã, a cerca de 3 quilômetros da costa. Porém, diante da chuva, dos ventos e das condições do mar, apenas embarcações atracadas foram vistoriadas.
 
Entre elas, estavam três cargueiros atracados na Margem Esquerda (Guarujá), uma em Outeirinhos, na Margem Direita (Santos) e outras duas no Canal de Piaçaguera. Enquanto cinco embarcações faziam a abordagem pelo mar, algumas equipes também atuavam em terra.
 
De acordo com o comandante do GPNSS, o capitão de Fragata Rafael Burlamaque, não foram constatadas irregularidades nas sete embarcações de menor porte vistoriadas. Já com relação aos navios mercantes, os dados serão avaliados nos próximos dias. “Com a interação dos órgãos, a gente troca informações de inteligência e também experiência entre os órgãos. Isso incrementa a fiscalização além de otimizar os meios e o pessoal”.
 
A bordo, os fiscais avaliavam a documentação das embarcações, além de analisarem livros de bordo, com detalhes sobre o dia a dia da tripulação e dos cargueiros. Informações como cronograma de limpeza, recebimento de suprimentos para consumo de bordo e condições das embarcações também foram apuradas.
 
“Tudo relacionado aos porões e todos os pontos que liguem, de alguma forma, a registros ambientais e fazemos as vistorias físicas. Vamos aos porões, verificar as condições e verificar se há algum resquício que não está apresentado como na documentação do navio”, explicou a agente ambiental federal do Ibama, Ana Angélica Alabarce.
 
Segundo ela, cada órgão vai avaliar os dados a partir da sua competência. Enquanto a Receita Federal avalia documentos e regras aduaneiras, o Ibama avalia questões ambientais. “Toda a equipe da operação foi atuante, tanto nos terminais com os navios atracados, que eram pontos alvos para serem vistoriados, como também pegamos embarcações de pesca que já estavam sendo rastreados. Elas foram vistoriadas e agora a gente vai fazer um levantamento mais profundo”.
 
Nesta terça
 
A responsável pelo Ibama explicou que, no período da tarde, os trabalhos continuaram com a análise dos dados coletados e a definição das embarcações que serão alvo de vistorias nesta quarta (28). Segundo Angélica, fiscalizações semelhantes foram realizadas nos três primeiros meses do ano e flagraram centenas de irregularidades.
 
“A ideia é ainda abordarmos as embarcações na areia de fundeio e também as que estão trafegando. Também temos uma lista de navios que serão inspecionados até a quinta-feira e depois quando retornarem ao Porto”, explicou a agente ambiental federal.
 
O plano é que, até quinta (29), o avião Posseidon, do Ibama faça sobrevoos para identificar irregularidades no canal de navegação do Porto de Santos. Ontem, por conta das condições climáticas isto não aconteceu.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe