Notícias

Operação sigilosa no Porto de Santos fiscaliza crimes no mar nesta terça

Fonte: A Tribuna On-line
 
Fiscalizações semelhantes foram realizadas nos três primeiros meses do ano e flagraram centenas de irregularidades
 
 
Autoridades do Porto de Santos realizaram, na manhã desta terça-feira (27), uma operação sigilosa com o objetivo de fiscalizar crimes no mar. Cinco embarcações e um avião foram destacados para os trabalhos. A operação segue até a próxima quinta (29).
 
A investigação envolve a Marinha do Brasil, através do Grupamento de Patrulha Naval Sul Sudeste, o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal, além da Polícia Militar Ambiental e da Autoridade Portuária de Santos.
 
De acordo com a agente ambiental federal do Ibama, Ana Angélica Alabarce, esta é uma ação que faz parte da Operação Descarte, realizada no ano passado. Fiscalizações semelhantes foram realizadas nos três primeiros meses do ano e flagraram centenas de irregularidades.
 
O foco da ação é o combate a crimes transfronteiriços, que incluem o tráfico internacional de drogas, além de coibir infrações ambientais, como descarte de poluentes através da limpeza de porões de embarcações. Por fim, as equipes apuraram se há flagrantes de pesca ilegal ou de invasões do raio de plataformas de petróleo.
 
“A ideia é abordar as embarcações na areia de fundeio do Porto de Santos e também as que estão trafegando. Também temos uma lista de navios que serão inspecionados até a quinta-feira e depois quando retornarem ao Porto”, explicou Ana Angélica.
 
A agente ambiental federal também destaca a ação do avião Posseidon, que foi destacado para os trabalhos de fiscalização. Desta terça até a quinta-feira, a aeronave fará sobrevoos para identificar irregularidades no canal de navegação do Porto de Santos.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe