Notícias

Deputada encabeça a implantação do túnel submerso do Porto de Santos

Fonte: Portogente
 
A missão primeira de um porto é o desenvolvimento da sua região.


 
O webinar Portogente desta segunda-feira, às 15h, debate a viabilização do túnel submerso do Porto de Santos, no litoral paulista. Para atender aos interesses do porto e à sua relação sustentável com as cidades, está racional e competentemente definida que a ligação a seco das suas margens será o túnel. A ponte é um artifício para justificar a renovação do contrato da Ecovias, cujo papel alegado já foi resolvido, há anos, com a via Piaçagüera-Guarujá, que integra o sistema Imigrantes.
 
Entre as cidades de Santos e Guarujá, separadas pelo canal do porto e em conurbação com a vizinha São Vicente, ocorrem diariamente fluxos intensos de travessia. As três cidades somam uma população de mais de um milhão de habitantes. Apenas a solução por túnel atende ao conceito de cidade para pessoas. Além de ser o caminho mais curto, vai oferecer bons trajetos para pedestres e ciclistas.
 
Ante a viabilidade de se construir o túnel submerso, tudo indica que a solução por ponte está definitivamente descartada. É hora, portanto, de repensar as soluções associadas. Assim, o investimento da Ecovias na ponte ser direcionado para a construção do túnel submerso. O túnel abrange os serviços prestados pelo Estado, na travessia por balsas. Evita-se, dessa forma, que desavenças políticas impeçam conquistas da sociedade.
 
A jornalista e deputada federal Rosana Valle, (PSB), liderança na região, encabeça política e corretamente a implantação do túnel submerso do Porto de Santos. Trata-se de um clamor centenário que, indubitavelmente, irá gerar progresso regional. Haverá ganhos na produtividade portuária e na qualidade da mobilidade urbana na interface com a atividade do porto. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas garante que agora sai.
 
Outros webinars Portogente seguirão, focados em outras etapas do plano desse túnel submerso. Assim, poderá clarear o entendimento e colaborar para evitar o risco de se assistir o triunfo de uma ação sem identidade - com seu objetivo - sobre um pensamento legítimo desarmado.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe