Santos estuda proposta de novo viaduto de acesso ao porto

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Um novo viaduto, ligando o Distrito Industrial da Alemoa à Avenida Bandeirantes, na entrada de Santos, será objeto de um protocolo de intenções entre a Prefeitura e a Associação Brasileira de Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC).

“Como forma de acelerar o processo”, em reunião com o prefeito Rogério Santos na última terça-feira (20), a diretoria da ABTTC anunciou a doação do projeto funcional e de um estudo de tráfego para viabilizar a obra. Os dados serão entregues à Administração Municipal para que sejam apresentados à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

"Este estudo, que será cedido pelos empresários, irá contribuir para uma importante ligação do Distrito Industrial da Alemoa e do Porto de Santos, o maior polo de circulação de mercadorias do País, à Rodovia Anchieta, sendo uma nova rota. Desta forma, garantiremos mais fluidez ao trânsito naquele trecho", avalia o prefeito.

De iniciativa da Prefeitura, a proposta consiste na implantação de uma rota de saída da área de terminais, partindo da Rua Doutor Alberto Schweitzer e chegando à Avenida Bandeirantes, para acesso à Rodovia Anchieta. O objetivo é reduzir a concentração de caminhões para ingresso no Viaduto da Alemoa. Ainda sem fonte de recursos definida, o investimento deve ficar entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões.

Arquitetura

De acordo com Wagner Ramos, gestor do programa Nova Entrada de Santos, o projeto arquitetônico do viaduto deverá ser no padrão rodoviário, em modelo diferente do adotado na ligação entre as avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, no Saboó. “Será similar ao Viaduto do Piratininga”, exemplifica.