Notícias

Guardas portuários que atuam no cais santista serão vacinados contra a covid-19

Fonte: A Tribuna On-line
 
Categoria faz parte do Sistema Único de Segurança Pública e terá o cronograma de imunização definido nesta sexta (23)
 
 
Os cerca de 300 guardas portuários que atuam no cais santista serão vacinados contra a covid-19. A data de início e o cronograma de imunização serão definidos nesta sexta-feira (23), durante reunião, que terá a participação do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport).
 
A Guarda Portuária está inserida no Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e, por isso, terá direito à imunização no grupo prioritário que inclui policiais. A corporação também faz parte da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos).
 
Segundo a categoria, a informação surgiu a partir de uma comunicação feita pelo comando da Polícia Militar, após a intervenção do deputado estadual Tenente Coimbra (PSL). Além dele, a deputada federal Rosana Valle (PSB) também atuou pela imunização da categoria, que é ligada à Segurança Pública.
 
“Ficamos muito contentes com essa conquista. Como integrante operacional do Susp, e estando envolvida nas ações de vigilância, com contato direto e constante com o público, inclusive estrangeiro, era de grande importância que a Guarda Portuária fosse incluída na lista de prioridades para imunização”, avaliou Tenente Coimbra.
 
No início deste mês, os guardas portuários fizeram um protesto em frente ao edifício-sede da Autoridade Portuária reivindicando a vacinação contra a covid-19 para a categoria. Após o protesto, o Sindaport ingressou com uma ação na Justiça
 
Também foram envolvidos diversos ofícios solicitando a vacinação. Eles foram endereçados ao governador João Doria para o secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, para o secretário estadual de Segurança Pública general José Camilo Pires de Campos, para o prefeito de Santos Rogério Santos, para o secretário municipal de Assuntos Portuários Julio Eduardo dos Santos e para o secretário municipal de Segurança Sergio Del Bel Júnior.
 
“Houve mobilização da categoria, de forma ordeira, sem agredir o governo, sem divergência política. Houve interferência de parlamentares, em especial do Coimbra, que foi contatado diretamente pelos guardas. Eles são merecedores, está na lei, a Guarda faz jus e tem contato direto com os tripulantes desde o início da pandemia”, afirmou o presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos.
 
Envolvidos
 
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que está em tratativas com a Secretaria da Saúde “para que os profissionais da ativa da Guarda Portuária, responsável pelas atividades segurança pública e fiscalização na área dos portos no Estado de São Paulo, sejam imunizados contra a covid-19".
 
Já a Prefeitura de Santos aponta que a “definição do público-alvo e o envio de doses destinadas a este público são definições que cabem ao Governo do Estado de São Paulo”. Destacou, também que a administração municipal direciona as solicitações ao governo estadual.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe