Guardas portuários serão vacinados contra a covid-19

Fonte: AssCom Sindaport

Após grande mobilização da categoria, os guardas portuários conseguiram o aval do Governo do Estado e vão ser vacinados contra a covid-19.

"A superintendência da GPort já foi notificada e na sexta-feira serão discutidos detalhes de como será a vacinação, como data e local. Estamos muito felizes. Valeu a união da categoria e a mobilização politica", ressalta o diretor do SINDAPORT, Edilson de Paula Machado.

O SINDAPORT encaminhou ofícios para o Governo do Estado e Prefeitura de Santos, solicitando a inclusão dos guardas portuários na vacinação dos profissionais de segurança. Os deputados estaduais Tenente Coimbra e Paulo Corrêa Jr, a deputada federal Rosana Vale, e o vereador Benedito Furtado também atuaram ao lado da categoria.

MOBILIZAÇÃO

No dia 06 de abril, os guardas portuários fizeram um protesto na porta do prédio da presidência da Autoridade Portuária reivindicando a vacinação contra a covid-19 para a categoria. Após o protesto, o SINDAPORT ingressou com uma ação na Justiça.

No início do mês, o SINDAPORT já tinha encaminhado diversos ofícios solicitando que a Guarda Portuária, que atua nos portos de Santos e São Sebastião, também fosse incluída no calendário de vacinação. Os documentos foram enviados para o governador João Doria, para o secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, para o secretário estadual de Segurança Pública general José Camilo Pires de Campos, para o prefeito de Santos Rogério Santos, para o secretário municipal de Assuntos Portuários Julio Eduardo dos Santos e para o secretário municipal de Segurança Sergio Del Bel Júnior.

O SINDAPORT também encaminhou ofício para o diretor de Operações da Autoridade Portuária, Marcelo Ribeiro de Souza.

O Porto de Santos tem aproximadamente 300 guardas portuários e o Porto de São Sebastião 30 profissionais da categoria, segundo o SINDICATO.