Ministro da Infraestrutura cobra vacinação de portuários contra a covid-19

Fonte: A Tribuna On-line

Tarcísio Gomes de Freitas atendeu pedido feito pela deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) junto a sindicatos que representam a categoria

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, enviou um ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a rápida vacinação dos trabalhadores portuários do Brasil. A medida, adotada nesta segunda-feira (12), atende a um pedido da deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) e de sindicatos que representam a categoria.

Freitas lembrou que os portuários não pararam de trabalhar e estão classificados como essenciais. Segundo o ministro, a pasta tem adotado diversas medidas para minimizar os efeitos da pandemia no setor portuário, além propor a MP 945/2020, que permitiu criação de uma indenização compensatória para os portuários avulsos do grupo de risco, que apresentem sintomas ou diagnóstico de Covid-19.

Rosana Valle espera que o ministro da Saúde seja sensível, até porque os portuários dependem de serem escalados para poder trabalhar. “Ou seja, se não são escalados não trabalham e não recebem. Por isso, a importância da vacinação o mais rápido possível”, argumentou.

No ofício, Tarcísio Gomes de Freitas destacou que marítimos e portuários são responsáveis por movimentar mais de 90% da corrente de comércio exterior que passa pelo País, o que equivale a R$ 368 bilhões por ano, incluindo insumos para combate à pandemia. Ele ainda ressaltou o alto nível de interação dos portuários com outras categorias; o fato de eles trabalharem em elevado grau de confinamento e que a maior parte está na faixa dos 60 anos de idade. Alertou, também, para o crescente número de casos da Covid-19 entre os portuários.