Inflação fica em 0,93% em março, maior alta para o mês desde 2015

Fonte: CNN Brasil

No ano, o IPCA acumula alta de 2,05% e, nos últimos 12 meses, de 6,10%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,93% em março deste ano, acima da taxa de fevereiro, que foi de 0,86%, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (9). Esse é o maior resultado para um mês de março desde 2015, quando foi registrada inflação de 1,32%.

Em março do ano passado, a inflação teve seu menor nível desde 1994, a 0,07%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,05% e, nos últimos 12 meses, de 6,10%, acima dos 5,20% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

A alta no índice foi puxada principalmente pelos preços dos combustíveis (11,23%) e do gás de botijão (4,98%). A gasolina foi o que mais impactou o IPCA de março (0,60 ponto percentual), com São Luís do Maranhão tendo a menor variação, de 6,32%, e o Rio de Janeiro sendo o local onde os motoristas mais sentiram no bolso o reajuste (14,45%).

"Foram aplicados sucessivos reajustes nos preços da gasolina e do óleo diesel nas refinarias entre fevereiro e março e isso acabou impactando os preços de venda para o consumidor final nas bombas. A gasolina nos postos teve alta de 11,26%, o etanol, de 12,59% e o óleo diesel, de 9,05%. O mesmo aconteceu com o gás, que teve dois reajustes nas refinarias nesse período, acumulando alta de 10,46%, e agora o consumidor percebe esse aumento", explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, em comunicado.