Bracell fará escoamento de celulose por sistema rodo-ferroviário até o Porto de Santos

Fonte: Informativo dos Portos

A nova fábrica da Bracell em construção (Projeto Star) tem movimentado a economia e contribuído com o desenvolvimento do país. Com previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, o novo volume de produção exigirá uma complexa operação logística para o transporte da celulose, de Lençóis Paulista até o Porto de Santos.

Caminhões vão transportar a celulose até o Terminal Intermodal em Pederneiras, que seguirá na malha operada pela MRS até os terminais no Porto de Santos. O trajeto da ferrovia de Pederneiras até Santos tem um percurso de 510 km.

Os cem primeiros vagões já foram entregues e estão prontos para iniciar as atividades. Produzidos pela Greenbrier Maxion, ao todo serão cerca de 463 vagões do modelo total sider FTT, que se caracteriza pela abertura de lona em toda a lateral do vagão. Equipado com o truque tipo Motion Control que se adequa às condições operacionais das ferrovias brasileiras, o FTT traz vantagens em relação aos modelos mais antigos, como redução da tara do vagão, aumento significativo na capacidade de carga por trem e por vagão, além de melhor ergonomia na operação e estanqueidade, evitando perda da carga com entrada de água durante o período de chuvas. As composições vão operar 24 horas, durante os 365 dias do ano. Cada composição será formada por 60 vagões e transporta o equivalente a 113 caminhões.

Para viabilizar toda essa estrutura logística, a Bracell em parceria com a MRS tem realizado investimentos relevantes, como a construção de uma base operacional em Pederneiras, com estimativa de geração de até 70 empregos.

Para Alberto Pagano, Head de Supply Chain da Bracell SP, a solução logística adotada pela empresa priorizando o modal ferroviário traz uma série de benefícios que estão aliados com o meio ambiente e a sustentabilidade do negócio, como a redução no volume de emissões atmosféricas no escoamento da produção. “Além da aderência às diretrizes de sustentabilidade da Bracell, as operações logísticas trarão oportunidades de trabalho tanto na região próxima à fábrica quanto no Porto de Santos. A entrega dos primeiros vagões é um importante marco no avanço do projeto que vai garantir a exportação da Bracell”, comentou.

“A parceria é mais uma prova dos esforços da MRS para alavancarmos ainda mais o transporte de Carga Geral pela ferrovia. Em conjunto com a Bracell, desenhamos uma solução customizada para o melhor atendimento ao cliente, uma conduta que viemos intensificando nos últimos anos e que será ainda mais presente no nosso dia a dia com a oficialização da renovação da nossa concessão”, afirma o presidente da MRS, Guilherme Mello.