Sindaport pede que guardas portuários sejam vacinados contra coronavírus junto com policiais

Fonte: AssCom Sindaport

Diante da divulgação pelo Governo do Estado de que de todos os profissionais da ativa das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Guardas Civis Metropolitanas e polícias Federal e Rodoviária Federal que atuam no Estado de São Paulo receberão a vacina contra o coronavírus a partir do dia 5 de abril, o SINDAPORT encaminhou diversos ofícios solicitando que os funcionários da Guarda Portuária, que atuam nos portos de Santos e São Sebastião, também sejam imunizados.

No documento elaborado pelo SINDAPORT, é ressaltado que a Guarda Portuária é integrante operacional do Sistema Único de Segurança Pública, da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos/SP) e do Conselho de Segurança do Município de Santos.

O Porto de Santos tem aproximadamente 300 guardas portuários e o Porto de São Sebastião 30 profissionais da categoria, segundo o SINDICATO.

Segundo os ofícios, a Guarda Portuária não foi citada expressamente na priorização da vacinação para os profissionais de Segurança Pública e sendo o SINDAPORT representante legal da categoria, solicita a inclusão da Guarda Portuária no rol dos profissionais da Segurança Pública para vacinação nos municípios de Santos e São Sebastião.

Os documentos foram encaminhados para o governador João Doria, para o secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, para o secretário estadual de Segurança Pública general José Camilo Pires de Campos, para o prefeito de Santos Rogério Santos, para o secretário municipal de Assuntos Portuários Julio Eduardo dos Santos e para o secretário municipal de Segurança Sergio Del Bel Júnior.

SPA

O SINDAPORT também encaminhou ofício para o diretor de Operações da Autoridade Portuária, Marcelo Ribeiro de Souza.

“Considerando que a Guarda Portuária é integrante do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), este SINDAPORT, na qualidade de representante dos empregados que se ativam nessa categoria, entende ser de extrema importância que a SPA solicite ao Governo do Estado que insira a categoria no plano de imunização entre os profissionais de segurança pública”

ESTADO

Segundo o Governo do Estado, a vacinação contará com postos em unidades da Polícia Militar, o que permitirá maior controle dos profissionais que serão vacinados. A vacinação é exclusiva aos profissionais da ativa das instituições. Para participar, todos terão de realizar um cadastro prévio pelo site https://vacinaja.sp.gov.br.