Sindaport promove eleição online e reelege diretoria para gestão 2021/2025

Fonte: AssCom Sindaport

Por causa da pandemia de coronavírus, que já matou mais de 300 mil pessoas no Brasil, o SINDAPORT promoveu pela primeira vez na história sindical da entidade uma eleição online. A decisão do SINDICATO pelo formato virtual e não presencial foi tomada também devido ao lockdown determinado pela Prefeitura de Santos, com restrição de transporte e de circulação de pessoas nas ruas, e da Autoridade Portuária não autorizar a colocação de urnas de votação nas dependências de empresa por segurança no combate à Covid-19.

Os associados aprovaram o sistema online e participaram da eleição ocorrida nos dias 23 e 24 de março. Dos 1.722 associados aptos a votar, registraram seu voto 643 companheiros, sendo que um votou nulo e 13 em branco. Totalizando 629 votos na Chapa 1. O quórum mínimo para eleger a diretoria em primeiro turno era de 30% do total de eleitores aptos, ou seja, aproximadamente 520 votos.

Apesar de termos atingido o quórum em primeiro turno, temos que ressaltar as dificuldades ocorridas durante esse primeiro pleito virtual: nas primeiras horas do dia 23 ocorreram algumas instabilidades no sistema online. Mas o maior problema enfrentado pelos companheiros, principalmente os aposentados, com certeza foi a falta de experiência com a internet.

A decisão pela eleição virtual foi tomada dias antes do pleito. Em fevereiro, quando elaboramos nosso boletim e convocamos os associados para a eleição presencial, não imaginávamos a atual situação que estamos vivendo com falta de leitos e aumento descontrolado de casos de coronavírus. Por isso, tivemos pouco tempo para divulgar e “ensinar” os companheiros sobre o acesso online.

Mas apesar de todas as dificuldades, temos que ressaltar os ensinamentos observados durante esse difícil momento. Dezenas de associados fizeram questão de demonstrar o carinho e respeito ao SINDICATO. A idade avançada, os problemas de saúde, as dificuldades com a tecnologia, nada foi obstáculo para esses companheiros que fizeram questão de votar e participar do pleito online. Mesmo sendo Chapa Única, esses companheiros ligaram incansavelmente para o SINDAPORT, demonstraram a vontade de participar e queriam saber como acessar o sistema online.

Por isso, fazemos questão de agradecer todos os associados que participaram da eleição e a confiança que depositaram em nosso trabalho. Reconhecemos que nossa responsabilidade para a nova Gestão 2021/25, que será iniciada em 14 de maio, será ainda maior.

Sabemos que grandes desafios nos esperam, mas o grupo eleito tem muita experiência para enfrentar as futuras batalhas.