Notícias

Trabalhadores portuários terão transporte durante o lockdown da Baixada Santista

Fonte: A Tribuna On-line
 
Coletivos que trafegam pelas proximidades do Porto de Santos serão substituídos por vans e micro-ônibus, mas apenas portuários com crachá do Ogmo poderão ser transportados  


 
Vans e micro-ônibus farão o trajeto de 11 linhas de ônibus em horários específicos para o transporte de trabalhadores avulsos do Porto de Santos. A informação é do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). A entidade destaca, ainda, que a medida vai durar até o próximo dia 4, quando termina o lockdown na região.
 
Com as restrições mais severas, o transporte público será limitado e os ônibus vão circular apenas das 5h30 às 8h30 e das 15h30 às 19h30. Não haverá coletivos aos finais de semana.
 
Mas, para os portuários haverá um esquema especial. As linhas que passam pelas proximidades do Porto de Santos serão substituídas por vans e micro-ônibus para facilitar o acesso dos trabalhadores aos locais de trabalho, já que a atividade portuária é considerada essencial. Porém, apenas os profissionais que portarem o crachá do Ogmo terão acesso aos veículos.
 
De acordo com a entidade, as linhas oferecidas serão: 25, 29, 42, 52, 61, 100, 139, 158, 191, 193 e 194. Em todos os casos, de segunda a sexta-feira, haverá às saídas às 11, 12 e 13 horas, durante o dia.
 
Já no período da noite, o transporte circulará às 23, à meia-noite e à 1 hora. Aos finais de semana, a oferta será ainda maior: às 5, 6 e 7 horas logo cedo.
 
Ainda durante a manhã, os portuários poderão se deslocar às 11h, 12h e 13h. Mais tarde, às 17h, 18h e 19h. E os horários da madrugada serão 23h, à meia-noite e à 1h.
 
Demais trabalhadores
 
ATribuna.com.br apurou que, na segunda-feira (22), o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) começou a avaliar a demanda por transporte de trabalhadores vinculados junto aos terminais. A ideia é garantir o transporte em horários em que não haverá ônibus, principalmente entre 11h e 14h, entre 23h e 2h, além dos finais de semanas, das 5 às 8 horas e das 17h às 20h.
 
Estão sendo considerados como rota o trajeto que inclui: Ponta da Praia, Rodoviária de Santos, Alfândega de Santos, Estação Porto do VLT e ponto de travessia por catraia em Santos no Mercado Municipal.
 
Já a Autoridade Portuária de Santos, a estatal que administra o Porto de Santos, garantirá o transporte para cerca de 20 funcionários que atuam em turnos, nas áreas operacionais, como fiscais, amarradores e técnicos em meio ambiente e segurança de trabalho.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe