Notícias

Porto recebe trens com 120 vagões

Fonte: A Tribuna On-line


 
O Porto de Santos receberá diariamente trens com 120 vagões carregados com até 11,5 mil toneladas de soja. Isto já é possível graças a um novo modelo de operação adotado pela Rumo para transportar a carga entre Rondonópolis (MT) e o cais santista. Por dia, sete locomotivas devem partir em direção ao complexo marítimo.
 
De acordo com a concessionária ferroviária, o trem com 120 vagões traz um ganho de aproximadamente 50% na capacidade em relação às composições usadas antes, com no máximo 80 vagões e capazes de transportar 7,6 mil toneladas.
 
Em testes desde junho do ano passado, a iniciativa faz parte dos compromissos assumidos pela Rumo para a renovação antecipada do contrato de concessão da malha paulista até 2058. Em 2020, foram realizados 505 testes, o equivalente a mais de 830 mil quilômetros rodados. E agora, as operações já são realizadas regularmente.
 
“O aumento de capacidade dos trens irá proporcionar uma redução de 30% no fluxo quando toda frota for composta por esse novo modelo operacional”, afirma o vice-presidente da Operação Norte da Rumo, Darlan Fábio de David. “É uma solução que beneficia toda a cadeia logística. Desde a otimização do giro do terminal nas operações de carga e descarga, até a redução no transit-time das operações ferroviárias e a oferta de fretes mais competitivos”, explica.
 
Para que o novo modelo de operação fosse viabilizado, o planejamento foi iniciado em 2018. Ele envolveu o uso de simuladores, testes de campo e sensores para avaliar questões relativas as condições da via, capacidade, entre outros fatores. Ao todo, são investidos mais de R$ 700 milhões no projeto. As obras envolvem adequações em pátios, postos de abastecimento e sinalizações.
 
Segundo a Rumo, todas as adequações para a circulação de 100% dos trens com 120 vagões no fluxo de exportação, entre Rondonópolis e o Porto de Santos, foram concluídas no início deste ano. Já no fluxo de importação, a previsão é que as obras sejam concluídas até o ano que vem.
 
DEMANDA
 
As projeções de demanda justificam o investimento e a iniciativa em trazer cada vez mais cargas ao cais santista. Conforme o último levantamento de grãos da Safra 2020/21, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira foi estimada em 133,7 milhões de toneladas. A estimativa é de que as exportações atinjam um volume acima de 85,7 milhões de toneladas, motivadas pela forte demanda chinesa e pelo forte percentual comercializado até o momento, que já alcança mais de 60% da safra.
 
No mês passado, cerca de 80 mil toneladas de soja foram embarcadas diariamente em apenas um terminal do Porto de Santos. “Estamos com uma média de 1.600 caminhões descarregando por dia no terminal. É uma operação a serviço do agronegócio mato-grossense. Trabalhamos para encurtar a distâncias e colocar o produtor na porta do porto”, destaca David.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe