Notícias

Câmara aprova aumento da margem do crédito consignado do INSS

Fonte: Agora SP
 
Proposta amplia para 40% parte da renda a ser comprometida durante a pandemia


 
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (8) uma proposta que aumenta para 40% a margem do crédito consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos durante a pandemia de Covid-19. O texto seguirá para a análise do Senado.
 
Atualmente, aposentados e pensionistas podem comprometer até 35% da própria renda mensal para pagar parcelas debitadas diretamente dos seus benefícios, sendo 30% para o pagamento de empréstimos pessoais e 5% para débitos relativos a despesas ou saques com cartão de crédito.
 
A proposta aprovada pelos deputados eleva a margem do empréstimo pessoal para 35% e, portanto, amplia para um total de 40% a capacidade de endividamento dos beneficiários.
 
Os deputados também autorizaram bancos e demais instituições financeiras a concederem carência de 120 dias para contratos novos e antigos.
 
Se o projeto de conversão em lei da medida provisória 1.006/2020 for aprovado, os beneficiários poderão tomar crédito utilizando a nova margem consignável até 31 de dezembro deste ano.
 
O crédito consignado do INSS já havia sido ampliado entre outubro e dezembro do ano passado como parte de um conjunto de medidas econômicas adotadas pelo Congresso e pelo Executivo para amenizar os efeitos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
 
Na nova proposta, além dos beneficiários da Previdência, foram incluídos trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos ativos e inativos.
 
No caso do funcionalismo, as operações de crédito devem respeitar os regulamentos dos regimes próprios de previdência.
 
Margem consignável | Entenda
 
• O aposentado ou pensionista do INSS que quer fazer empréstimo deve consultar quanto do benefício já comprometeu e quanto ainda pode contratar por mês
 
• A consulta à chamada margem consignável pode ser feita em no portal Meu INSS ou no aplicativo com o mesmo nome
 
Como consultar
 
1. Acesse o Meu INSS
 
2. Informe CPF e senha; se for necessário, informe email para receber um código de validação
 
3. Em “Serviços em Destaque”, clique em “Extrato de Empréstimo”
 
Empréstimo pessoal consignado: o que está valendo hoje
 
• Para o empréstimo consignado, o aposentado pode comprometer até 30% do valor mensal do seu benefício, independente do número de contratos que possui
 
• A taxa máxima de juros do empréstimo é de 1,80% ao mês e a dívida pode ser parcelada em 84 meses
 
• O segurado pode fazer até nove contratos de empréstimo pessoal
 
Cartão de crédito consignado: regras atuais
 
• Na modalidade cartão de crédito consignado, a margem da renda que pode ser comprometida é de 5%. A taxa mensal de juros é de 2,70%
 
• No cartão consignado, o beneficiário tem ainda um limite de valor que equivale a 160% da sua aposentadoria ou pensão
 
• Cada beneficiário pode ter apenas um contrato de cartão de crédito consignado
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe