Notícias

Cidades da Baixada Santista seguirão fase vermelha e pedem apoio do estado

Fonte: G1 Santos
 
Reclassificação da região no Plano SP ocorreu nesta quarta-feira (3). Apenas serviços essenciais funcionarão até 19 de março.
 
 
As cidades da Baixada Santista anunciaram que seguirão a fase vermelha do Plano São Paulo. Com isso, apenas serviços essenciais poderão funcionar nos municípios a partir de sábado (6). Além disso, os prefeitos pediram apoio do governo estadual para evitar a vinda de turistas à região. A regressão de fase, que deve permanecer até 19 de março, foi anunciada pelo governo nesta quarta-feira (3), para todo o estado, após o registro do maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas desde o início da pandemia.
 
PERGUNTAS E RESPOSTAS: Entenda as fases do Plano São Paulo, que regulamenta o que pode funcionar na quarentena
 
Segundo o prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Rogério Santos (PSDB), os prefeitos da região se reuniram na tarde desta quarta e definiram que seguirão o decreto estadual. Para isso, pediram apoio ao Governo de São Paulo para medidas de fiscalização.
 
"Primeiro, solicitamos que tenha barreiras sanitárias feitas pela Polícia Rodoviária nas rodovias de acesso à Baixada Santista. Segundo, pedimos o aumento do efetivo de PMs aqui na região, assim como é feito na Operação Verão, durante esse período de 14 dias. E terceiro, que seja suspensa a Operação Descida do Sistema Anchieta-Imigrantes, já que a intenção da fase vermelha é evitar a circulação de pessoas entre regiões", explicou Rogério Santos em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo.
 
Na cidade de Santos, com relação às praias, o prefeito afirma que estão proibidas as atividades de ambulantes, guarda-sóis, cadeiras e prática de esportes coletivos. De acordo com ele, as pessoas apenas poderão realizar a prática de esportes individuais.
 
Em São Vicente, a prefeitura informou que as praias também poderão ser utilizadas apenas para atividades físicas individuais. A administração afirma que conta com a colaboração e o bom senso de todos, pedindo que as pessoas evitem aglomerações, respeitem o distanciamento social e usem máscara.
 
Na cidade, terão continuidade os trabalhos de fiscalização que já vêm ocorrendo nas últimas semanas, por meio de uma força-tarefa composta por Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar, resultando em fechamentos e autuações de estabelecimentos comerciais flagrados, descumprindo as normas em meio à pandemia. Em locais estratégicos, o município também estuda continuar o trabalho de orientações aos motoristas.
 
Bertioga também afirmou que acatará a decisão do Governo do Estado, e o decreto municipal com as novas regras deve ser publicado na sexta-feira (5).
 
Peruíbe destaca que seguirá a determinação do estado e manterá fiscalização rigorosa. Entretanto, segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social, mais detalhes serão definidos após reunião agendada para a manhã desta quinta-feira (4), entre o prefeito Luiz Mauricio e representantes de órgãos de segurança, fiscalização e saúde de Peruíbe.
 
As demais cidades da região não responderam ao G1 até a última atualização desta reportagem.
 
Fase vermelha
 
A Baixada Santista saiu da fase laranja e avançou para a fase amarela do plano de quarentena no dia 5 de fevereiro. Agora, a região passou para a fase vermelha, a mais restritiva, portanto, podem funcionar apenas setores essenciais da economia, como farmácias, supermercados, postos de combustíveis e transportes coletivos, como ônibus, trens e metrô (veja abaixo). Na atual configuração da fase vermelha, as escolas podem continuar recebendo alunos com o limite máximo de 35% da capacidade.
 
O que pode funcionar:
 
• Farmácias
 
• Mercados
 
• Padarias
 
• Açougues
 
• Postos de combustíveis
 
• Lavanderias
 
• Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
 
• Transportadoras, oficinas de veículos
 
• Atividades religiosas
 
• Escolas
 
• Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria
 
• Bancos
 
• Pet shops
 
• Serviços de delivery ou entregas
 
• Indústria
 
• Construção civil


 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe