Notícias

Cidades da Baixada Santista aderem a restrição de circulação definida pelo Governo de SP

Fonte: G1 Santos
 
Ao menos cinco cidades afirmaram que vão aderir as restrições. Medida entrará em vigor no estado a partir de sexta-feira (26).
 
As prefeituras de Santos, Guarujá, São Vicente, Mongaguá e Itanhaém, no litoral de São Paulo, anunciaram, nesta quinta-feira (25), que vão seguir a restrição de circulação das 23h às 5h, determinada pelo governo estadual. A regra deve entrar em vigor nesta sexta-feira (26) e segue até 14 de março. Nesse horário, somente serviços essenciais poderão funcionar, como postos de combustível e supermercados.
 
Anunciada na quarta-feira (24), a medida é complementar ao plano de flexibilização econômica, o Plano São Paulo. Ela foi tomada após o estado ter registrado o maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTI desde o início da pandemia. O governo teme que os leitos do estado se esgotem em 22 dias.
 
A ocupação dos leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas cidades da Baixada Santista registrou um aumento pelo 6º dia seguido, com 282 pacientes internados até esta quarta-feira (24). Atualmente, a região está na fase amarela, em que é permitido o funcionamento do comércio, bares e restaurantes até 22h.

 
A Prefeitura de Santos informou que dará apoio às ações da Vigilância Sanitária do Estado para o combate ao coronavírus. Porém, ainda aguarda a publicação do decreto do Estado para fazer as eventuais adequações na cidade. Em Santos, a fiscalização deverá ser feita por equipes do Procon, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, assim como recomendado pelo governo estadual.
 
A Prefeitura de Guarujá também confirmou que seguirá as determinações do Estado e que irá aguardar a publicação do decreto para definir as novas estratégias de prevenção e fiscalização no município.
 
Itanhaém afirmou que a fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal, em parceria com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária, para certificar que a determinação está sendo cumprida de maneira correta em toda a cidade. Além disso, conforme informou a prefeitura, operações serão montadas para coibir aglomerações.
 
Mongaguá e São Vicente informaram que também vão seguir a restrição durante o horário estipulado pelo governo, mas ainda estão estudando como serão feitas as ações de fiscalização.
 
Peruíbe informou que irá aderir às restrições, com equipes do Departamento Municipal de Fiscalização de Posturas, Guarda Civil Municipal, Centro Operacional de Peruíbe (COP), Departamento Municipal de Mobilidade Urbana, Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, Polícia Civil, Polícia Militar e Procon.
 
Agentes do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária e do Departamento Municipal de Fiscalização de Posturas visitarão comércios informando sobre as restrições, por meio de ação educativa. Haverá multa de R$ 2.438 para quem estiver em aglomeração durante estes dias. As operações acontecerão com quatro equipes por toda a cidade neste período, visando combater possíveis aglomerações e comércios abertos. Estabelecimentos funcionando nesta faixa de horário serão penalizados.
 
As cidades de Bertioga, Cubatão e Praia Grande não responderam ao G1 até a última atualização desta reportagem.
 
Confira os principais pontos da nova medida no estado:
 
• Serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público e supermercados, podem funcionar no horário de restrição.
 
• Bares, restaurantes e comércios não podem operar no horário. No entanto, esses estabelecimentos já eram restritos pelo Plano SP e devem fechar às 20h ou às 22h, a depender da região do estado.
 
• Escolas públicas e particulares podem funcionar seguindo os protocolos já estabelecidos.
 
• Na prática, governo diz que vai endurecer fiscalizações no horário das 23h às 5h.
 
• Polícia vai fazer blitzes de orientação à noite, mas não serão aplicadas multas a pessoas que estiverem nas ruas após as 23h.
 
Plano SP
 
O Plano São Paulo prevê o rebaixamento para fases com regras mais restritivas da quarentena em regiões que apresentem grande aumento semanal de novas internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de UTI.
 
O estado já registra média diária de mortes por Covid-19 acima de 200 há mais de 13 dias seguidos, o que não acontecia desde setembro de 2020. Tanto os novos óbitos quanto os novos casos de coronavírus estão com tendência de alta. Na terça, SP ultrapassou a marca de 50 mil mortes provocadas pela doença.
 
A Baixada Santista está na fase amarela, com novas regras implantadas desde 8 de janeiro (veja as regras abaixo). Os índices mais recentes divulgados pelo estado mostraram que houve um aumento nas taxas de novos casos, novas internações e novos óbitos por cada 100 mil habitantes na região.
 
O que funciona na Fase Amarela
 
• Capacidade de ocupação: limitada a 40% para todos os setores.
 
• Horário de fechamento: atendimento presencial ao público das 6h até as 22h, em todos os setores, exceto bares, que pode funcionar só até as 20h.
 
• Funcionamento máximo: 12 horas por dia para comércio e 10 horas pra restaurantes, bares, salões de beleza e academias.
 
• Venda e consumo de bebidas alcoólicas agora é permitido em restaurantes e lojas de conveniência até 22h.
 
• Parques estaduais podem abrir
 
• Atividades culturais como cinema e teatro podem funcionar
 
• Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe