Conselho do Santos Export apresenta objetivos e planejamento de 2021 para representantes da Secretaria de Portos, da SPA e da Prefeitura Municipal

Fonte: Fórum Brasil Export

O Conselho do Santos Export realizou nesta terça-feira, 23 de fevereiro, a primeira reunião presencial de trabalho de 2021 na sede do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), entidade presidida por Regis Prunzel, presente à iniciativa. Na ocasião, as premissas e objetivos do Conselho e o planejamento do Fórum Brasil Export para 2021 foram apresentados às autoridades presentes, entre elas Fábio Lavor Teixeira, diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, Fernando Biral, diretor-presidente da Santos Port Authority e também Conselheiro do Santos Export, e Júlio Eduardo dos Santos, secretário de Assuntos Portuários da Prefeitura Municipal.

O CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, agradeceu aos conselheiros e autoridades presentes e ressaltou ser muito importante que os diferentes agentes envolvidos na atividade portuária sentem na mesma mesa e dialoguem. “O Brasil Export é um fórum permanente, multisetorial e agregador. Promover esse diálogo nos deixa satisfeitos e assim entendemos que estamos no rumo certo”.

Fábio Lavor destacou que um dos principais desafios da atual gestão do Ministério da Infraestrutura foi mudar a forma como a sociedade civil enxergava a atividade portuária. “Muitas vezes o setor era visto como ambiente de práticas não republicanas. Ainda hoje recebemos críticas e entendemos que há muitos pontos que precisamos aperfeiçoar”.

Transparência, destacou o diretor da Secretaria Nacional de Portos, é um aspecto fundamental para o sucesso das transformações necessárias no ambiente portuário. “Tivemos a oportunidade de participar dos fóruns promovidos pelo Brasil Export 2020 e agradeço vocês novamente pelo convite neste ano, vamos participar sim. Temos a ideia de construir em conjunto com os agentes privados. Parabenizo pela sequência de diálogos, os fóruns são muito importantes para nós”.

Ricardo Molitzas, presidente do Conselho e diretor-executivo do Sopesp, disse que na reunião de lançamento, promovida de modo virtual neste mês, surgiram diversos temas importantes a serem debatidos ao longo do ano. “A presença de profissionais de diferentes setores irá garantir uma discussão rica”, indicou, apontando benefícios positivos das iniciativas do Conselho para o ambiente de negócios do porto santista.

As iniciativas do Brasil Export, afirmou Fernando Biral, são muito importantes neste momento peculiar que vivemos, promovendo união e diálogo. “Precisamos de coalizão para convencer a sociedade da importância do processo de desestatização do Porto de Santos”. Segundo ele, ainda há muitos tabus a serem enfrentados em relação à gestão das empresas estatais, nem tanto internamente entre a comunidade portuária, mas especialmente diante da opinião pública, da classe política e da sociedade de modo geral.

Conselheiro Nacional e do Santos Export, João Paulo Tavares Papa, engenheiro e ex-prefeito de Santos por dois mandatos, colocou-se à disposição para contribuir para um melhor equilíbrio entre os benefícios para a atividade portuária e para os residentes no município santista. “O Brasil Export criou um ambiente propício para o diálogo no setor portuário”, concluiu.

O Fórum Brasil Export promove o lançamento nacional de suas atividades nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, em Brasília/DF, com a participação de entidades como o Ministério da Infraestrutura, a Antaq, o IBL, a Apex-Brasil, o PPI e de parlamentares e empresários envolvidos com o setor de logística e de infraestrutura.