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Porto de Santos comemora 129 anos de uma nova infraestrutura

Fonte: A Tribuna On-line
 
Data marca inauguração do 1º trecho de cais
 
 
Em meio a muitas mudanças, projetos e planos de investimentos vultosos pelos terminais, o Porto de Santos completa 129 anos, nesta terça-feira. E a tecnologia parece ser a personagem principal desse novo ciclo, que promete ser repleto de significativas transformações.
 
Mas para entender o cenário atual, é preciso voltar no tempo. O complexo santista iniciou as suas atividades no início do século XVI, operando com estruturas rudimentares até o final do século XIX, quando houve a concessão à investidores privados.
 
A Companhia Docas de Santos (CDS), fundada em 1890 e detentora da concessão, construiu e inaugurou em 1892 os primeiros 260 metros de cais, criando assim o primeiro Porto Organizado do Brasil. De lá para cá, o Porto de Santos conquistou um lugar de destaque na economia do país e tornou-se o maior do Hemisfério Sul.
 
Vale destacar que a sua história se confunde com a da Baixada Santista, a do desenvolvimento de São Paulo e até mesmo com a do crescimento do Brasil. O cais do estuário, que hoje abrange três cidades, surgiu, timidamente, com o papel de escoar as produções locais incipientes. Entretanto, logo encontraria sua vocação.
 
“A história mostrou que não só de logística se fez o Porto de Santos. Foram necessários construir, literalmente, meios para ele se desenvolver e atender ao propósito para o que foi criado: escoar a produção nacional”, disse a historiadora Wilma Therezinha.
 
Com a inauguração dos primeiros metros de cais, começou, também, uma nova fase para a vida da cidade de Santos, pois os velhos trapiches e pontes fincados em terrenos de lodo foram sendo substituídos por aterros e muralhas de pedra. Uma via férrea de bitola de 1,60 m e novos armazéns para guarda de mercadorias, compunham as obras do porto organizado nascente, cujo passado longínquo iniciara-se com o feitor Braz Cubas, integrante da expedição portuguesa de Martim Afonso de Souza, que chegou ao Brasil em janeiro de 1531. Foi deBraz Cubas a ideia de transferir o porto da baía de Santos para o seu interior, em águas protegidas, inclusive do ataque de piratas, saqueadores do povoado.
 
Avanço
 
Em 1980, com o término da concessão dos Guinle, o Porto de Santos passou a ser gerenciado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo e começou a bater os próprios recordes, movimentando mais de 23 milhões de toneladas. Além disso, após a luta de trabalhadores e pela demanda dos próprios executivos portuários, surgiu o primeiro marco regulatório do setor, a Lei 8.630 de 1993, a Lei de Modernização dos Portos.
 
Mais de uma década depois, o Governo Federal cria a Secretaria de Portos que, em 2013, coordenou a reestruturação das normativas do início da década de 1990, aprovando, de uma maneira polêmica, a Lei 12.815/2013. Nela, a iniciativa privada ganha mais autonomia, os contratos passaram a ter novas regras de concessão no porto público.
 

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