Homenagens ao Dia do Portuário

Fonte: AssCom Sindaport

Nesta quinta-feira, 28 de janeiro, foi comemorado o Dia do Portuário. Uma data importante para os mais de 16 mil trabalhadores avulsos, empregados da administradora portuária e dos terminais, que tiram seu sustento do maior porto do país, o Porto de Santos. Se durante anos, o serviço no cais passava de geração para geração, hoje o perfil do portuário está mudando e atraindo, inclusive, mais mulheres. Se antes, algumas funções eram exclusivas avulsas, hoje essas categorias atuam com carteira assinada dentro dos terminais. O antigo doqueiro hoje trabalha na SPA – Santos Port Authority.

A TV Tribuna entrevistou alguns desses profissionais que contribuem para a operação do Porto de Santos, que em 2020 movimentou 146,6 milhões de toneladas de cargas.

As matérias exibidas nos telejornais Bom Dia Região e JT1 contam histórias como a do Roberto Irecê de Oliveira Martins, filho do saudoso Irecê do Sindicato dos Arrumadores e Movimentadores de Mercadorias do Porto de Santos. Roberto entrou na Codesp em 1985 como trabalhador de serviços diversos - era amarrador de navios e fazia serviço de limpeza do cais, passando pela função de auxiliar de escritório e depois assistente operacional. Ficou na Codesp por 12 anos e hoje trabalha em um terminal açucareiro.

Para quem não sabe o dia do Trabalhador Portuário é comemorado em 28 de janeiro porque é a data que marca a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas, em 1808, quando houve a assinatura da Carta Régia por Dom João 6º.

O setor portuário brasileiro é responsável por 95% do comércio exterior, movimenta uma média de R$ 293 bilhões anualmente (14,2% do PIB) e é considerado essencial para evitar o desabastecimento das cadeias produtivas. No país, segundo o Ministério de Infraestrutura, entre portuários avulsos, empregados e das Administrações Portuárias, o setor representa 50 mil trabalhadores no país. Confira as reportagens acessando os links abaixo: