Exportações de café crescem 8,8% no Porto de Santos

Fonte: A Tribuna

Dados do Cecafé mostram que o Porto de Santos respondeu por 77,6% dos embarques do grão para o exterior no ano passado

Um total de 34,5 milhões de sacas de 60 quilos de café foi embarcado no Porto de Santos rumo ao mercado internacional durante todo o ano passado. O resultado aponta uma alta de 8,8% em relação a 2019 e corresponde a 77,6% do volume escoado pelo País – 44,5 milhões de sacas – no período.

Os dados fazem parte do levantamento mensal do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Os números representam um novo recorde histórico das exportações do produto para o ano e um crescimento de 9,4% em relação ao volume total exportado em 2019.

Além do cais santista, outros 23 complexos portuários escoaram o café brasileiro no ano passado. Na segunda posição, aparecem os portos do Rio de Janeiro, que responderam pelos embarques de 6,7 milhões de sacas da commodity, o correspondente a 15,2% do total escoado. Em seguida, o Porto de Vitória (ES) foi a porta de saída para 1,4 milhão de sacas (3,2%). Paranaguá (PR) embarcou 598.552 sacas (1,3%), Já outras 255.015 sacas deixaram o País por Salvador (BA).

Durante todo o ano passado, 123.806 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) foram utilizados para transportar o café brasileiro rumo ao mercado internacional. O volume cresceu já que, em 2019, foram 115.056 TEU.

"Devido à pandemia da covid-19, estamos passando por um período desafiador e, ao mesmo tempo, tivemos uma das maiores safras e concluímos com uma exportação de 44,5 milhões de sacas, batendo um recorde histórico. Importante lembrar que possuímos mais de 2,2 milhões de hectares de café distribuídos por inúmeros estados e suas devidas regiões neste País de dimensão continental, e contamos com mais de 264 mil produtores, sendo que 72% se referem a pequenos produtores”, explicou o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

Destinos

Em 2020, os Estados Unidos permaneceram como principal destino do café brasileiro, com 8,1 milhões de sacas exportadas para o país (equivalente a 18,3% dos embarques do ano passado). O segundo maior destino foi a Alemanha, com 7,6 milhões (17,1%) e, em terceiro, a Bélgica, com 3,7 milhões (8,4%).

Na sequência estão: Itália, com 3 milhões de sacas (6,8%); Japão, com 2,4 milhões de sacas (5,4%); Turquia, 1,4 milhão (3,2%); Federação Russa, 1,2 milhão (2,8%); México, 1,1 milhão (2,4%); Espanha, 936,2 mil (2,1%); e Canadá, 904,2 mil (2%).

Ano-Safra

Nos seis primeiros meses do atual ano-safra, entre julho e dezembro últimos, o Brasil exportou 24,5 milhões de sacas de café, representando também o maior volume histórico exportado para o período e uma alta de 21%, em relação à mesma base comparativa do ciclo anterior.

A receita cambial gerada em 2020 foi de US$ 3 bilhões, crescimento de 18,9% e equivalente a R$ 16,3 bilhões que, na conversão em reais, representa alta de 58,4%. O preço médio da saca no período foi de US$ 123,16.