Notícias

Baixada Santista pode ter 17 folgas extras em 2021

Fonte: Diário do Litoral
 
A pandemia ainda não acabou, mas com a esperança de uma vacinação em massa, começam as buscas pelos feriados
 
Viagens desmarcadas, festas adiadas e até praias fechadas. Quem esperava aproveitar os feriados de 2020 foi pego de surpresa pela pandemia de Covid-19. Agora, com o fim do ano e a esperança de uma vacinação em massa, começam as buscas pelos feriados de 2021.
 
Quem trabalha na Baixada Santista poderá ter 17 dias de folgas extras no próximo ano. Serão sete feriados nacionais, três pontos facultativos, um feriado estadual, cinco 'emendas' de feriados que caem às terças ou quintas-feiras, além de pelo menos um feriado municipal nas cidades da Região - excluindo as comemorações que caem aos sábados e domingos.
 
A conta das folgas extras inclui o Carnaval, que pode não acontecer sem a vacina. A data não é um feriado nacional, mas é um ponto facultativo esperado por muitos. No entanto, em 2021, a festa ainda é uma incógnita. A capital, por exemplo, já adiou o carnaval de rua e os desfiles das escolas de samba, que devem acontecer a partir de maio. Na Baixada Santista, ainda não há definição sobre o tema.
 
Os servidores públicos podem somar mais dois dias de descanso. O dia 28 de outubro, dedicado a esses trabalhadores, será em uma quinta-feira.
 
Em algumas cidades da Baixada Santista esse número pode ser ainda maior. Se todos os feriados prolongados forem confirmados no calendário oficial, Itanhaém, Peruíbe e Praia Grande serão os municípios da Região com mais folgas extras, totalizando 20.
 
Itanhaém será beneficiada com três feriados municipais e uma 'emenda'. O aniversário da Cidade, comemorado em 22 de abril, cai em uma quinta-feira; o Dia de São José da Anchieta (9 de junho), em uma quarta-feira e o dia da padroeira do Município, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), também em uma quarta-feira.
 
O município de Peruíbe terá dois feriados municipais, ambos às quintas-feiras.O aniversário da Cidade (18 de fevereiro) e o dia do Padroeiro São João Batista (24 de junho).
 
A última cidade da Região que pode ser beneficiada com até 20 folgas extras é Praia Grande, cujo aniversário é celebrado em 19 de janeiro e o dia de São Pedro Apóstolo, padroeiro do Município, em 29 de junho. Ambos caem às terças-feiras.
 
Em Bertioga e Santos, os descansos adicionais podem chegar a 19 dias. Os dois municípios terão dois feriados municipais e uma 'emenda'. O aniversário de Bertioga (19 de maio) será em uma quarta-feira em 2021, já o Dia de São João Batista (24 de junho), em uma quinta.
 
Santos celebra seu aniversário no dia 26 de janeiro, uma terça-feira. Já o dia de Nossa Senhora do Monte Serrat (8 de setembro), padroeira da Cidade, cai em uma quarta-feira.
 
Guarujá e Mongaguá podem somar 18 dias de folgas extras. Em 15 de janeiro (sexta-feira), é comemorado o Dia de Santo Amaro, Padroeiro de Guarujá, e em 30 de junho (quarta-feira), o aniversário da Cidade.
 
A padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é também padroeira de Mongaguá. O dia 12 de outubro, que já é um feriado nacional, não vai adicionar folgas extras aos trabalhadores da Cidade. No entanto, o aniversário de Mongaguá é celebrado em 7 de dezembro, uma terça-feira, que pode garantir uma 'emenda' aos munícipes.
 
Já quem trabalha em Cubatão e São Vicente terá apenas mais um dia de folga, totalizando 17 com os feriados nacionais, estaduais e pontos facultativos. Cubatão tem dois feriados municipais, mas um deles, o dia da padroeira, cairá em um domingo. A cidade comemora o aniversário em 9 de abril (sexta-feira) e o dia de Nossa Senhora da Lapa em 15 de agosto (domingo).
 
Por fim, São Vicente celebra o aniversário em 22 de janeiro, uma sexta-feira.
 
Vale lembrar, no entanto, que a virada do ano não fará tudo voltar a ser como era antes da pandemia. Por isso, evite aglomerações e continue com o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos.


 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe