Artigos e Entrevistas

Decisões em grupo nem sempre são as melhores, diz pesquisa

Fonte: Você S/A



No calor da hora da decisão, a maioria das pessoas toma uma atitude diferente do que havia planejado. Essa é uma das conclusões de uma série de estudos feitos pelos professores Gazi Islam e Dany Claro, ambos do Insper, escola de negócios de São Paulo. A dupla também demonstrou que, diante da sensação de perda, a pessoa faz opções mais arriscadas do que quando está em vantagem.
 
Por fim, os pesquisadores reaplicaram a experiência em grupos e constataram que o comportamento é muito parecido — os estudos foram feitos com alunos do Insper. Em resumo, uma decisão em grupo é tão exposta a variações emocionais quanto uma individual. Leia entrevista com Gazi Islam.
 
- Quais são as conclusões dos estudos que vocês fizeram? 
 
Gazi Islam - O que nós concluímos é que as pessoas desviam da estratégia inicial que traçaram quando influenciadas, principalmente, pela sensação de perda. Elas tendem a sair do planejamento e correr mais risco quando estão em desvantagem. A pessoa usa a razão na hora de planejar, mas, quando precisa tomar uma decisão durante a execução, ela tende a mudar o comportamento, e essa mudança é emocional. Na segunda experiência, quando pedimos para o grupo tomar decisões conjuntas, o resultado foi parecido.
 
- Isso contraria o velho dito popular de que duas cabeças pensam melhor do que uma? 
 
Gazi Islam - É verdade. Claro que era um experimento específico e o mundo real é diferente. Mas as decisões em grupo também tendem a sofrer a influência da emoção. Numa decisão em grupo, tão comum em empresas que formam equipes de trabalho reunindo funcionários de várias áreas, o componente emocional pode até mesmo ficar mais exacerbado. Isso porque o grupo proporciona uma sensação de segurança que alivia a responsabilidade individual de cada participante.
 
Ou seja, as pessoas podem assumir ainda mais riscos quando estão trabalhando em grupo. Note que a experiência não revela se a escolha feita sob pressão é melhor ou pior, apenas que ela contraria o que havia sido planejado inicialmente. Às vezes, no trabalho, as opções feitas na última hora podem ser melhores do que o planejamento, ainda que menos racionais.
 
- O que as pessoas podem levar em conta na próxima vez que estiverem trabalhando em grupo? 
 
Gazi Islam - Quando avisamos as pessoas para controlar a emoção durante o teste, elas conseguiram ser mais fiéis ao planejamento inicial. Ou seja, na próxima reunião, fique atento ao seu comportamento e ao das outras pessoas. Observe os comentários dos participantes sob esse ponto de vista. Talvez você consiga detectar quem está agindo mais sob impulso.

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe