Sindaport na Mídia

Empresários aprovam 'Santos Export'

Fonte: A Tribuna - 13/07/2012

Para debater os detalhes finais da programação da 10ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos – uma reunião foi realizada ontem no prédio do Jornal A Tribuna. Participaram do encontro, representantes de concessionárias rodoviárias, companhia marítimas, entidades de classe, executivos de terminais portuários e operadores logísticos que conversaram sobre o evento com o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini.
 
O Santos Export deste ano, uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos acontecerá no dia 14 de agosto no Casa Grande Hotel, em Guarujá, e terá a presença de empresários e autoridades do setor portuário nacional.
 
Para o diretor-presidente da TV Tribuna, o seminário é um ótimo momento para que a voz do Porto de Santos seja ouvida em larga escala. “O mais importante desses dez anos de Santos Export é que antigamente o Porto não tinha uma unidade de debate. Eram vários operadores portuários falando separadamente. Agora, com o evento, nós podemos passar a frente a voz desse setor”, disse.
 
Também presente no encontro, o diretor-presidente da Mediterranean Shipping Company (MSC), Elber Alves Justo, aprovou a primeira reunião. De acordo com ele, a 10ª edição poderá fazer um balanço geral de como está a situação do complexo santista hoje. “Sem dúvida é um momento de transformação para o Porto de Santos. Então, penso que os pontos a serem tocados no seminário são vitais para que possamos alcançar esse crescimento tão almejado nos próximos anos”.
 
O diretor-executivo do Centro Nacional de Navegação (Centronave), Claudio Loureiro de Sousa, classificou o encontro como uma ótima oportunidade de otimizar a estrutura do evento tornando-o mais produtivo.
 
Assim como os demais participantes, Loureiro também gostou dos pontos discutidos para serem temas das palestras e debates do Santos Export. “A questão do marco relatório e dos acessos ao Porto de Santos e de infraestrutura foram fundamentais. Eu acho que ao tocar nesses assuntos o Santos Export fará com que o Porto se desenvolva e ajude a questão do comércio exterior”.
 
Programação focada
 
Ricardo Santos Buteri, executivo da Vale Fertilizantes seguiu a linha de elogios à reunião e garantiu que a programação deste ano está totalmente focada com o atual momento vivido pelo cais santista.
 
“A palestra principal da manhã do dia 14 vai trazer um nível de atualização que a gente espera, visto tudo o que está sendo conversado sobre o marco regulatório. A partir daí nós, como operadores e usuários, vamos nos posicionarmos perante as mudanças em prol de um maior benefício ao Porto de Santos”.
 
A questão do marco regulatório também foi salientada por José Roberto Sampaio Campus, consultor de Santos Brasil. Segundo ele, somada à gestão portuária e aos acessos rodoviários, esse é um dos temas mais palpitantes do sistema portuário brasileiro.
 
Na opinião do diretor-presidente da Brasil Terminal Portuário (BTP), Henry James Robinson, o encontro de ontem mostra que a visão dos patrocinadores do evento, da indústria e da situação portuária são muita parecidas. A empresa está construindo um novo terminal na Alemoa.
 
Desde 2005, o Santos Export é concluído com uma visita técnica a complexos marítimos internacionais. Neste ano, a visita será feita a três portos da Inglaterra.

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe