Sindaport na Mídia

Portos de Santos e Cotonou firmam parceria institucional

Fonte: A Tribuna - 30/05/2012

A Autoridade Portuária de Santos (Codesp) e o Porto Autônomo de Cotonou, no Benim, assinaram na manhã desta quarta-feira, o projeto-piloto Fortalecimento Institucional do Setor Portuário do Benim. O projeto contempla a capacitação de 32 técnicos daquele país nas áreas de gestão portuária, com ênfase em logística, saúde ocupacional, segurança e meio ambiente, e marketing portuário, desenvolvida em Cotonou e em Santos, até maio de 2014.
  
A iniciativa é resultado de visita de missão da Codesp ao país no ano passado, como parte do Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Benim em diversas áreas, promovido em 2005 pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Governo Brasileiro.
  
A partir de diagnóstico elaborado in loco durante a visita ao porto africano, definiram-se ações de capacitação visando o aumento de eficiência, redução de custos operacionais, gerenciamento ambiental responsável e estratégias de marketing para projeção comercial, a partir da experiência do porto santista nesses segmentos. A aplicação dos módulos de capacitação ocorrerá em duas etapas, uma em Cotonou e outra em Santos, cada uma com 40 horas-aula para cada módulo, num total de 320 horas-aula.
  
A assinatura ocorreu na sede da presidência da Codesp, com a presença do diretor da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, ministro  Marco Farani. O diretor geral do Porto de Cotonou, Kassim Traore, e o diretor de Planejamento Estratégico da Codesp, Renato Barco,  assinarão o documento. 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe