Sindaport na Mídia

Secretário quer parceria entre Porto e Centro de Trabalho e Emprego

Fonte: A Tribuna - 16/05/2012

Uma parceria entre o Centro Público de Trabalho e Emprego, da Prefeitura de Santos, e os terminais portuários da região é a meta do novo secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, Júlio Cesar Pereira Novaes de Paula Santos. Ele tomou posse do cargo na manhã de ontem, no Salão Nobre do Paço Municipal, substituindo o advogado e consultor portuário Sérgio Aquino, que deixou o posto para se candidatar à Prefeitura de Santos pelo PMDB nas próximas eleições.
  
A ideia é que o órgão público que recruta profissionais passe a oferecer mão de obra para as empresas do complexo santista. Novos empreendimentos portuários, como a Embraport e a Brasil Terminal Portuário (BTP), que seguem em construção, e os que já existem devem participar do projeto, que será colocado em prática pelo novo titular da Secretaria Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos (Seport).  
 
“O sistema, que já existe, cruza os dados do profissional e das oportunidades disponíveis. Quando uma vaga tem o perfil do trabalhador, ele aponta a pessoa como candidata. Eu tenho um sonho de fazer isso também com os terminais. Não consegui ainda, mas agora, à frente da Seport, vou tentar fazer isso”, destaca.  
 
A carreira de Júlio Cesar na Administração Municipal começou em 2006, na própria Seport. Ele permaneceu na pasta até 2008, quando se tornou responsável pelo Departamento de Empreendedorismo e Emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos. 
 
Neste período, que durou até outubro passado, quando retornou à Seport, Júlio Cesar teve atuação nos processos de recrutamento de mão de obra. Por este motivo, surgiu o interesse nas parcerias que visam a aproximação dos trabalhadores portuários com as vagas disponíveis no mercado. 
 
O secretário também participou da criação do Centro de Excelência Portuária (Cenep). Transformá-lo em uma referência em qualificação profissional para todo o País é outra vontade do secretário. Para isto, ele aposta em parcerias entre a Administração Municipal, as empresas privadas e os trabalhadores.  
 
“Eu tenho plena convicção de que o Cenep ainda tem muito a crescer. Ele será o maior centro de qualificação portuária do Brasil e, para que isto aconteça, é imprescindível que a aliança do bem criada para a incentivar a relação do Porto com a Cidade continue firme”, afirma.  
 
A “aliança” a que o secretário se refere é a cooperação entre todos os intervenientes na atividade portuária, que é uma meta da própria Seport. 
 
Como Júlio César lembrou em seu discurso ontem. a criação da pasta foi um marco no relacionamento entra as administrações municipal e portuária. “Acompanhei os esforços que acabaram com o estigma de um porto que sofria com a falta de investimentos. Por isso, o momento menos importante é a minha posse. O que deve ser marcado aqui é uma história que deu certo, a criação da Seport”, destaca.  
 
Legado 
 
A criação do Cenep, o programa de revitalização Porto Valongo Santos e os projetos sociais que aproximaram o Porto e a Cidade foram as principais heranças deixadas por Sérgio Aquino, enquanto esteve à frente da Seport, segundo o prefeito João Paulo Papa (PMDB). “O porto está revigorado economicamente, integrado ao município e em harmonia com seu povo. Sem dúvida, é um marco na trajetória da Cidade”.  
 
Em sua despedida da Seport, Aquino lembrou de suas funções primordiais na Secretaria – religar o Porto e a Cidade e resgatar a autoestima do santista. “Não teria valia defender o porto como maior fonte de investimentos e desenvolvimento se a população não pudesse usufruir dos benefícios dele”.  

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe