Sindaport na Mídia

Ativistas do Greenpeace impedem entrada de navio no Porto do Itaqui

Fonte: A Tribuna - 14/05/2012

Ativistas do Greenpeace bloquearam a entrada do navio Clipper Hope no Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, na tarde desta segunda-feira. O grupo queria impedir o carregamento de ferro gusa no complexo maranhense. Segundo a ONG, a produção desse tipo de minério no País é relacionada a trabalho escravo, desmatamento ilegal e invasão de terras indígenas.

A ação foi transmitida ao vivo pelo Greenpeace na internet. Com apoio do navio Rainbow Warrior, os ativistas chegaram perto do navio mineraleiro e escalaram a âncora da embarcação com uma faixa de protesto. De um lado, o cartaz estampava a mensagem "Dilma, desliga essa motoserra", uma campanha para que a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vete as alterações no Código Florestal, recentemente aprovadas no Congresso Nacional.

O outro lado da faixa trazia a frase "Amazon crime", uma referência ao desmatamento ilegal na Amazônia.

O ferro gusa embarcado no Maranhão seria exportado aos Estados Unidos, onde serviria de matéria-prima para a fabricação de automóveis.

Navio-símbolo do Greenpeace, o Rainbow Warrior está no Brasil para participar do lançamento da campanha da organização pelo Desmatamento Zero, que pretende recolher 1,4 milhão de assinaturas de eleitores para uma lei de iniciativa popular pelo fim do desmatamento.