Sindaport na Mídia

Saem nomes de consórcios para túnel

Fonte: A Tribuna - 10/05/2012

Já são conhecidos os três consórcios que tiveram as propostas comerciais habilitadas na licitação que definirá a empresa responsável pelo projeto executivo do túnel imerso entre Santos e Guarujá. A Dersa divulgou ontem os nomes.

O Consórcio Consultor Engevix-Planservi-Themag obteve 86,97 pontos. Já as propostas comerciais dos consórcios Setec Hidrobrasileira – Ebei - Latina e Setepla – Sindotécnica – Lenc tiveram 78,59 e 70.69 pontos, respectivamente. O certame prevê o prazo de cinco dias para a apresentação de recursos.

A próxima e última etapa do processo licitário será a abertura dos envelopes com o resultado da análise da documentação entregue pelos três consórcios. A conclusão desta fase prevista para o final deste mês.

Se as etapas transcorrerem dentro do previsto, no início de junho a Dersa poderá divulgar o consórcio que irá elaborar o projeto executivo do túnel, cuja tecnologia de construção é inédita no País.

Por isso, as empresas interessadas na obra participam assistidas por consultores estrangeiros com comprovada experiência na construção de túneis submersos.

O projeto executivo compreende apoio à elaboração do EIA-RIMA e ao licenciamento ambiental do empreendimento. No escopo do serviço também constam o projeto de engenharia do túnel e de todo o complexo viário, além da preparação dos elementos para licitação das obras e detalhamento executivo dos serviços de engenharia.

Obra

O prazo previsto para a abertura da licitação que vai selecionar os consórcios interessados em participar da execução da obra está previsto para início de 2013.

O cronograma de construção do túnel prevê o começo dos trabalhos no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para até junho de 2016. O custo total de implantação está estimado em R$ 1,3 bilhão.

O túnel imerso entre Santos e Guarujá será implantado em concreto armado, com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas.

A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de Véículos Leves sobre Trilhos (VLT), cuja construção na região também passa por processo licitário.

O futuro túnel ligará os bairros de Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá, e permitirá, já na sua inauguração, o tráfego de automóveis, caminhões, pedestres e também de ciclistas.


Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe