Comunicados e Circulares

Casa Vó Benedita necessita de doações




A Casa Vó Benedita (CVB), com sede em Santos, é uma Instituição particular, sem fins lucrativos, que foi declarada de Utilidade Pública pela Lei nº 1599 de 19/06/97 e que mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Santos. 

A Entidade foi fundada de fato em meados de 1976 por Benedita de Oliveira, e de direito, oficialmente em 06 de setembro de 1986. Esta Instituição foi constituída com a finalidade de socorrer a infância em estado de abandono, orfandade, maus tratos e situações de risco. As crianças permanecem no abrigo até que sejam adotadas ou retornem ao lar de origem, seguindo sempre determinação judicial.
 
O Abrigo surgiu da dedicação de Benedita, que cuidava das crianças pobres que eram deixadas em sua residência, semi ou totalmente abandonadas pelos pais, à Rua Bitencourt, 171, Centro. Esta senhora era carinhosa chamada de "Vó Benedita" , a qual veio a falecer em 17 de setembro de 1984.
 
Na época de seu falecimento, estavam abrigadas na Entidade, cerca de 19 menores, sendo que alguns deles foram abandonados com poucos meses de vida. Vó Benedita recebia ajuda de colaboradores para manter a Instituição.
 
Após a sua morte, o grupo de colaboradores liderados pelo médico Dr. José Carlos de Azevedo e Maria Odila de Oliveira, filha adotiva de Benedita, fundaram a Entidade "Casa Vó Benedita". Eles à partir de então, resolveram assumir as responsabilidades das crianças, juntamente com Odila.
 
Alguns anos depois, Odila deixava a Entidade por motivos particulares, o que levou o grupo a contratar funcionários. O imóvel de que dispunham era alugado e apresentava riscos de desabamento. Por motivos financeiros a Instituição foi desativada, sendo as crianças encaminhas a outros abrigos.
 
Reiniciada suas atividades em 20/10/94, a CVB vem se mantendo com o auxílio da prefeitura e de doações. A Entidade abriga no momento cerca de 30 crianças de 0 a 6 anos e fica localizada na Rua Carlos Caldeira, 675 – Jardim Santa Maria. Telefone: (13) 3299-5415.

Nossa Missão 
 
A Casa Vó Benedita (CVB) entidade particular sem fins lucrativos, conveniada com a Prefeitura Municipal de Santos, abriga crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, vítimas de maus tratos, que estejam em situação de risco ou estado de abandono. Nossas crianças são encaminhadas pelos Conselhos Tutelares da Cidade (órgão que atende todo tipo de denúncias no que diz respeito à criança e adolescente).
 
As crianças abrigadas, por ordem da justiça, em nossa Instituiçao, recebem alimentação, saúde, higiene, lazer, educação e proteção. Os menores permanecem no abrigo até que a Juiza da Vara da Infancia e Juventude determine que eles retornem ao convívio da família biológica, ou que sejam encaminhadas para adoção.
 
A participação da entidade nesses casos, é informar a Juíza e a Promotora da Vara da Infância e da Juventude, através de relatórios, qualquer fato que possa auxiliar no caso. Estes são elaborados pela Assistente Social, que realiza visitas domiciliares à família biológica. As crianças recebem visitas de pais ou familiares às 4as. feiras e visitas da comunidade aos sábados e domingos das 15h00 às 18h00.
 
Para que a CVB funcione, e para que nossas crianças sejam bem atendidas, são necessárias mãos e corações. A entidade se mantem com a realização de eventos: chás beneficentes, jantares, almoços, rifas, bazar de pechinchas, campanhas, doações e principalmente com o auxilio da comunidade, envolvida com esta realidade. 
 
A CVB é abrigo (24horas) e permanece aberta ininterruptamente; para tanto necessitamos de funcionárias de: 2a. a 6a. feira no período diurno; período noturno e nos finais de semana e feriados. Para dar apoio a equipe, contamos com valiosos(as) voluntários(as) que se dedicam ao bem servir, doando seu tempo e seu amor às crianças.
 
Nosso trabalho é singelo, mas executado com carinho; procuramos dar tudo o que a criança precisa, sem deixar faltar o valor moral e principalmente o amor, que impulsiona o ser humano, fazendo da criança um adulto equilibrado e feliz. 
 
A Casa Vó Benedita, também dá apoio e acompanhamento, quando necessário, às famílias biológicas após o desabrigamento da criança, fornecendo cesta básica, roupas, calçados e material de higiene.

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe