Artigos e Entrevistas

Serra deixa Codesp nas mãos de assessores

Everandy Cirino dos Santos (*)

Infelizmente a situação da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) está cada vez pior. Se no ano passado já prevíamos que algo de errado acontecia na empresa, diante da luta travada por nossa categoria para a negociação do acordo coletivo de trabalho, que culminou com greve e busca dos direitos na Justiça, agora o que vemos é uma Companhia sem comando, ou melhor, sendo comandada por assessores.

Há quatro anos, José Roberto Correia Serra foi nomeado presidente da Codesp. A posse do executivo foi realizada na sede do SINDAPORT e a relação entre a entidade representativa dos trabalhadores e o novo presidente começou muito amistosa. Grande parte das reivindicações sempre foi atendida ou pelo menos ouvida e negociada.

Porém, de um tempo pra cá, não reconhecemos mais a Codesp. Ao contrário do início da gestão, quando Serra sempre esteve atento às prioridades do porto e de seus trabalhadores, hoje o que vemos é que o comando do maior porto do país está nas mãos de assessores.

O que se comenta nos corredores de Autoridade Portuária é que um assessor tem mais poder do que o presidente da empresa. Isso é um absurdo. Como Serra fica mais em sua terra natal, no Ceará, do que em Santos, despachos, atendimentos e negociações hoje são feitos por diretores e assessores.

Já vimos de tudo na Codesp, indicações políticas, contratos visando favorecimentos, terceirizações desnecessárias, porém, a administradora do maior porto do país ser comandada por assessores é a primeira vez.

Everandy Cirino dos Santos
Presidente do SINDAPORT (Sindicato dos Empregados na Administração Portuária)