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Próxima fase da dragagem é negociada entre Codesp e SEP

Fonte: A Tribuna

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a Secretaria de Portos já negociam a realização da segunda etapa da dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos. A primeira, que deixará a via marítima com 15 metros de profundidade e 220 metros de largura, deve ser concluída nos próximos 90 dias. 

O início das conversas entre a diretoria da Docas e os técnicos da SEP foi informado pelo presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, na manhã de ontem,na sede da estatal, logo após participar de reunião com o grupo interministerial que fiscaliza o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). O projeto de aprofundamento do canal é um dos investimentos da União realizados sob a tutela do PAC 2. 

Segundo Serra, nessa próxima etapa, o canal de navegação terá sua largura ampliada para 250 metros e sua profundidade, para 16 ou 17 metros. “Ainda vamos definir qual será a medida. Está certo que, na barra (entrada do canal, fora da Baía de São Vicente), serão 17 metros. Resta determinar com quanto ficará o trecho do estuário”,explicou o executivo. 

Com a conclusão da primeira fase da dragagem, o Porto de Santos poderá receber navios com maior capacidade de carga e ampliar seu potencial operacional em 30% – das atuais 115 milhões para 140 milhões de toneladas anuais. Com a segunda etapa, haverá um aumento de10% na quantidade de cargas que poderão ser movimentadas, que chegará a 155 milhões de toneladas anuais. 

Serra também anunciou que, em junho,será publicada a nova versão do edital de licitação para a contratação do projeto executivo do trecho da Avenida Perimetral na região da Alemoa.  

O estudo está estimado em R$7 milhões. E ainda este ano, sairá o edital para o projeto executivo da passagem rodoviária subterrânea a ser aberta em frente aos armazéns do Valongo, em Santos, o Mergulhão. 

A obra, que eliminará o cruzamento rodoferroviário local, agilizando o tráfego na área, também integra o projeto da Perimetral, outro empreendimento do PAC 2. 

Sobre o andamento das obras do programa no Porto,o coordenador do grupo interministerial, Guilherme Ramalho, elogiou os resultados observados.“Santos funciona hoje como um belo exemplo no portfólio de esforços feito pelo Governo Federal em Brasília e pela Codesp em Santos, atestando a eficiência desse trabalho”, afirmou. 

O Porto tem 12 projetos no PAC 2, totalizando uminvestimento de R$ 1,2 bilhão. Já foram executados R$ 400 milhões. Até 2014, deve ser utilizado um total de R$ 1 bilhão. 

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