Artigos e Entrevistas

FNP, FNE e Fenccovib se reuniram com a Fenop para discutirem pauta dos trabalhadores

Fonte: FNP 
 
A Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e a Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios (Fenccovib) se reuniram na última quinta-feira (9) com a federação patronal, a  Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop). No encontro foram discutidos importantes assuntos para a categoria portuária.
 
Veja abaixo entrevista com o presidente da FNP Eduardo Guterra sobre o encontro:
 
Federação Nacional dos Portuários – Qual a importância desta reunião para os trabalhadores portuários?
 
Eduardo Guterra – É importante construir uma agenda de entendimento com os trabalhadores, pois a Fenop é de fato e de direito a interlocutora das questões relativas ao capital e ao trabalho nos Portos brasileiros.
 
FNP – Quais foram os principais pontos abordados na reunião?
 
EG – Acredito que os pontos principais foram a profissionalização da Gestão Portuária, a Convenção 137 da OIT  e a tentativa de privatizar a gestão de dragagem. Deixamos bem claro o nosso posicionamento contrário.
 
FNP – E sobre a Convenção 137 da OIT que detalha o trabalho portuário, o que foi discutido exatamente?
 
EG – Esta Convenção trata da proteção social dos trabalhadores portuários. Mas ela se difere da legislação nacional em aspectos importantes que nós não aceitamos e os empresários tentam nos impor.
 
FNP – E o que podemos retirar de positivo deste encontro?
 
EG – O Tamanho do Brasil e a quantidade de Portos nos impõe um olhar nacional. Temos uma legislação semelhante aos portos mais modernos no mundo. A categoria é nacional, o que muda, são as características dos portos em cada região, mas muitas questões unificam a nossa pauta. Por isso, este diálogo com os operadores portuários e dos terminais é importante e positivo para nossa classe.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe